Consumidores de todo o planeta preferem comprar voos, entradas para eventos e hospedagens, se for oferecida a proteção “Cancelamento por Qualquer Motivo” (CFAR), indica relatório

Estudos apontam que os consumidores estão dispostos a pagar 133% a mais por uma experiência mais prática e sem complicações.

[Nova Iorque, 18 de abril de 2023] – Segundo um relatório mundial divulgado recentemente, quando oferecida a proteção “Cancelamento por Qualquer Motivo” (CFAR, conforme suas siglas em inglês) a algum consumidor durante a compra de entradas de um evento, passagem aérea ou hospedagem, há maior probabilidade (60%) de a compra ser efetivada neste formato do que em uma opção de proteção de reembolso mais limitada ou sem nenhuma proteção. 

A Proteção de Reembolso CFAR permite que os clientes solicitem sem problemas o reembolso de suas compras, sem burocracia e sem a necessidade de apresentar documentação. A comodidade da proteção CFAR se traduz em uma maior satisfação do cliente, demonstrada por um aumento de 17 pontos nas Pontuações Líquidas dos Promotores (NPS).

Isto fica claro a partir de um relatório recente, elaborado pela Momentive.ai e encomendado pela Cover Genius, que analisou 10.300 consumidores globais de 8 países diferentes, entre eles Brasil, Estados Unidos, Reino Unido, Austrália, Japão, Coreia do Sul, Alemanha e França, para conhecer as experiências dos consumidores na hora de solicitar reembolsos e o interesse deles em acrescentar Proteção de Reembolso CFAR. 

Venda de entradas para eventos ao vivo

As conclusões do relatório mostram que os consumidores de entradas para eventos ao vivo em todo o mundo desejam a proteção CFAR quando reservam as entradas para o seu próximo grande evento, e é mais provável que comprem os bilhetes caso tenham essa opção. 

Conforme a análise, 63% dos entrevistados afirmaram que seria muito provável que comprassem uma entrada para um evento naquele momento se lhes fosse oferecida a proteção CFAR, porcentagem que cai para 54% quando é oferecida uma outra opção de reembolso mais limitada. 

Não só é mais provável que os espectadores desses shows comprem a proteção CFAR em comparação com as outras, como eles estão dispostos a pagar mais por ela. Os entrevistados afirmaram que poderiam pagar 123% a mais pela proteção CFAR do que uma que não fosse CFAR (29% a mais do valor da entrada frente a 13% a mais), e a maioria assinalou que a principal razão é a comodidade.

De acordo com o estudo, os consumidores que compraram proteção CFAR se mostraram consideravelmente mais satisfeitos com sua experiência, o que representa uma pontuação de 10 pontos na categoria NPS, superior a dos clientes que não compraram esse tipo de proteção.

 Viagens

Igualmente ao que acontece com as entradas para eventos ao vivo, o setor mundial de viagens tem observado maior demanda e satisfação com a proteção CFAR quando clientes reservam passagens aéreas e hospedagens. Cerca de 60% dos viajantes são muito propensos a comprar uma passagem de avião quando há a opção de proteção CFAR no lugar de uma diferente (60% frente a 48%). Impulsionados pela mesma comodidade, eles também pagariam 133% a mais pela proteção CFAR.

Os viajantes que contrataram a proteção CFAR para tarifas aéreas estão também mais satisfeitos com a sua experiência, com um aumento de 30 pontos no NPS. Isso mostra um contraste com as más experiências dos clientes que contratam a proteção de reembolso fora da modalidade CFAR, que apontaram um resultado de -42 pontos no NPS.

Apesar do desejo dos consumidores de ter a proteção CFAR, a opção não foi oferecida a 5  de cada 10 entrevistados durante suas compras para entradas, passagens de avião ou hospedagem. Essa lacuna na oferta representa uma oportunidade para que as empresas digitais desses setores impulsionem a satisfação do cliente e façam suas receitas crescerem ao oferecer a proteção de reembolso CFAR.

“Os consumidores de hoje em dia estão optando fortemente por opções de proteções integrais e convenientes como a CFAR”, diz Angus McDonald, CEO e cofundador da Cover Genius. “As insurtechs podem ajudar as empresas digitais a satisfazer esta demanda com uma integração perfeita através de uma API para plataformas de venda de entradas, estabelecimentos, revendedores, companhias aéreas, OTA, hotéis e muito mais. Nossa premiada plataforma de distribuição, a XCover, oferece proteção de reembolso para qualquer evento, em qualquer parte do mundo, com CFAR e outras opções de seguro de viagem, que impulsionam a satisfação do cliente e as receitas adicionais”.

Esta pesquisa é formada por quatro informes inéditos que descobriram que os clientes de todo o mundo desejam outros tipos de proteção de reembolso por parte de agentes imobiliários, companhias aéreas e agências de viagem, bancos (para os quais a maioria dos clientes está a favor de receber ofertas baseadas no seguimento de transações) e varejistas

Baixe o relatório mundial completo, “Relatório sobre a Proteção do Reembolso”, para obter mais informações e detalhamentos das conclusões em oito países, como Brasil, Estados Unidos, Reino Unido, Austrália, Coreia do Sul, França, Alemanha e Japão

Sobre a Cover Genius

Cover Genius é a insurtech para proteção integrada. Através da XCover,  a nossa plataforma de distribuição global para qualquer seguro ou outro tipo de proteção, nós protegemos os clientes globais das maiores empresas digitais do mundo, incluindo a Booking Holdings, proprietária da Priceline and Booking.com, Decolar, Intuit, Hopper, Ryanair, Turkish Airlines, Descartes ShipRush. Nós também estamos disponíveis na Amazon, Flipkart, eBay, Wayfair e mais.

Junto com nossos parceiros, co-criamos soluções para integrar uma proteção personalizada e otimizada, licenciada ou autorizada em mais de 60 países e em todos os 50 estados dos EUA.

Além disso, oferecemos aos clientes uma experiência perfeita e completa por meio da XCover.com. XCover.com gerencia as necessidades dos clientes – desde a venda inicial até a administração e sinistros – resultando em um NPS pós-sinistros de 65+.  Seu desenho de serviço premiado tem demonstrado uma redução de até 7 vezes nos custos de suporte. 

A pontuação inclui qualquer tipo de sinistro e resultado de sinistro em nossa rede de parceiros, excluindo parceiros com menos de 30 sinistros e aqueles não avaliados pela Cover Genius. As estatísticas de consulta vêm de uma análise interna de 1.355 consultas aleatórias de suporte da XCover a partir de dezembro de 2022, das quais 1.258 (93%) não tinham ativado sua conta XCover e 97 (7%) sim haviam ativado.